Perguntas Frequentes

SOBRE A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA NA UNIVERSIDADE POSITIVO 

  • A Universidade Positivo pode oferecer cursos na modalidade à distância? 

    Sim, a Universidade Positivo (UP) está autorizada pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da portaria nº 1071/2013 de 01/11/2013, publicada no Diário Oficial da União em 04/11/2013, a oferecer cursos na modalidade à distância. E a UP, por ser uma universidade, possui autonomia para abrir novos cursos de Graduação, Pós-Graduação e Extensão.

  • Os cursos ofertados pela Universidade Positivo para a modalidade à distância são reconhecidos pelo MEC? 

    O reconhecimento do curso pelo MEC é solicitado pela universidade depois que a primeira turma de Graduação completa 50% do tempo destinado ao curso. A partir do momento em que é solicitada a visita de avaliação junto ao MEC, dá-se início ao processo de reconhecimento. Você pode verificar o andamento do processo de cada um dos cursos no site emec.mec.gov.br.

  • Há como estudar em cursos à distância, na Universidade Positivo, com bolsa de estudos? 

    Sim. A Universidade Positivo trabalha com o ProUni (Programa Universidade para Todos do Governo Federal). Informações adicionais você pode encontrar no site siteprouni.mec.gov.br, pelo telefone 0800 616161 ou no próprio site da instituição: www.up.com.br/prouni.

  • O que é PUP? O que é polo?  

    A sigla PUP significa Parceiro da Universidade Positivo e corresponde aos Polos de Apoio Presencial – que são os locais onde irão ocorrer os encontros e avaliações presenciais. Os PUPs oferecem a infraestrutura física, tecnológica e pedagógica necessária para que os alunos possam acompanhar os cursos à distância com a excelência acadêmica da UP.

  • O que é realizado nos encontros presenciais?  

    Nos encontros presenciais, que são realizados aos sábados, são realizadas atividades, acompanhamento e orientação para os estudos e práticas laboratoriais (quando pertinentes ao curso) dos alunos das diversas regiões do Brasil. Nos cursos de Pós-graduação, os encontros e avaliações presenciais são realizadas nos PUPs. Nos cursos de Graduação, os encontros e avaliações presenciais são realizados exclusivamente no PUP Ecoville/Curitiba. O aluno pode contar com o apoio da equipe do PUP para realizar solicitações acadêmicas e/ou administrativas.

  • Os PUPs precisam ser credenciados pelo MEC para oferta de cursos de Graduação? 

    Sim. Para oferta de Graduação à distância, é necessário que o PUP seja credenciado pelo Ministério da Educação (MEC). Para os cursos de Graduação à distância da UP para o ano de 2014, temos dois polos credenciados pelo MEC na cidade de Curitiba (em fase de expansão para credenciamento de novos polos de Graduação):
    • Câmpus Ecoville, à Rua Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 – Campo Comprido;
    • Câmpus Batel, à Rua Ângelo Sampaio, 2300 – Batel.
    Os candidatos que moram nas cidades no entorno de Curitiba podem realizar o processo seletivo para Graduação à distância no PUP de sua cidade. No entanto, deve ficar claro que os cursos, seus encontros presenciais mensais compulsórios e suas avaliações presenciais serão sempre realizados nos polos credenciados de Curitiba – relacionados acima.

  • Os PUPs precisam ser credenciados pelo MEC para oferta de cursos de Extensão e Pós-Graduação? 

    Não. Para cursos de Extensão e Pós-Graduação, os PUPs estão dispensados de credenciamento conforme Portaria Normativa Nº 40, de 12 de dezembro 2007. Dessa forma, a Universidade Positivo possui PUPs para a oferta de Pós-Graduação e Extensão em todo o território nacional.

  • Por que fazer um curso à distância da Universidade Positivo? 

    Porque nos cursos à distância você vai contar com a qualidade do ensino e dos professores que fizeram dos cursos presenciais da Universidade Positivo uma referência de mercado. Com uma metodologia inovadora, interativa, com acompanhamento objetivo e material didático diferenciado, você vai valorizar ainda mais o seu currículo com um diploma da Universidade Positivo – que possui PUPs espalhados por todo o Brasil para sua escolha.

  • Quem emite o diploma/certificado? 

    Os diplomas dos cursos superiores de Graduação e os certificados dos cursos de Pós-Graduação e Extensão são emitidos pela Universidade Positivo, que é uma instituição devidamente credenciada pelo MEC para ofertar, desenvolver e certificar os cursos.

  • O que é Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)? 

    É o ambiente por meio do qual ocorre o processo de ensino-aprendizagem, portanto no qual há interação, via internet, entre professores-tutores e alunos. No AVA é possível:
    • realizar o acesso ao conteúdo do curso (e-book, videoaula, textos de apoio, quiz etc.);
    • participar das atividades propostas semanalmente;
    • interagir com professores-tutores e demais alunos do curso;
    • fazer uso de diferentes ferramentas que auxiliam no processo de ensino-aprendizagem, tais como fórum, chat, entrega de trabalho, avaliações e exercícios.

  • O aluno precisa entender de informática para estudar à distância na UP? 

    Conhecimentos básicos são suficientes: saber acessar uma máquina (desktop, notebook, tablet etc.), acessar a internet, utilizar o correio eletrônico (e-mail) e digitar textos.

  • Como funciona a educação à distância da Universidade Positivo? Qual a metodologia dos cursos? Como e onde são ofertados os cursos? 

    Todos os cursos são disponibilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da instituição, no qual o aluno vai encontrar o conteúdo de todas as disciplinas, divididas em aulas semanais, e as respectivas ferramentas para o desenvolvimento de suas atividades. Cada disciplina é composta por: 
    • e-book – livro digital com acesso via desktop, notebook, tablet e smartphone; 
    • arquivos em formato PDF para impressão; 
    • fóruns de discussão; 
    • quiz; 
    • exercícios on-line; 
    • atividades (avaliativas ou não) virtuais; 
    • provas on-line; 
    • jogos de negócios ou projetos colaborativos; 
    • atividades presenciais nos PUPs; 
    • avaliações presenciais nos PUPs. 
    As atividades, provas e avaliações, tanto virtuais como presenciais, devem ser feitas dentro dos prazos que constam no calendário acadêmico da instituição: 
    • Virtuais – devem ser realizadas à distância, através do AVA da UP; 
    • Presenciais – devem ser realizadas no PUP em que o aluno está regularmente matriculado. 
    A média do aluno em cada disciplina será composta pelas seguintes notas: 
    • avaliação presencial; 
    • atividades presenciais; 
    • atividades realizadas no AVA; 
    • provas realizadas no AVA. 
    O aluno pode estudar em casa, no escritório, no PUP ou em outro local, com acesso ao computador e à internet, que atenda aos requisitos técnicos mínimos solicitados pela instituição.

  • Nos cursos à distância da Universidade Positivo são realizadas provas e avaliações? 

    Sim. Todos os alunos da Educação Superior (Graduação e Pós-Graduação) têm que se submeter a avaliações presenciais regulares, realizadas no PUP Ecoville/Curitiba, para os cursos de Graduação ou em todos os PUPs, para os cursos de Pós-graduação. Além disso, conforme descrito no item 1.12, para a composição da média dos alunos em cada disciplina, existem atividades avaliativas presenciais e atividades e provas virtuais. Caso não atinja a média, o aluno é reprovado e precisa cursar novamente a disciplina.
    Em cursos de Extensão não existe essa obrigatoriedade, mas é comum as instituições de ensino concederem o certificado apenas ao estudante aprovado nas avaliações e atividades avaliativas, mesmo que estas sejam apenas virtuais. Na Universidade Positivo, as avaliações e atividades avaliativas dos cursos de Extensão à Distância são virtuais, realizadas através do AVA.

  • Se o curso é à distância, como são realizadas as avaliações presenciais? 

    As avaliações presenciais devem ser realizadas no PUP Ecoville/Curitiba para os cursos de Graduação ou no PUP da região do aluno para os cursos de Pós-graduação, conforme exigências legais para cursos de Graduação e Pós-Graduação. A localidade do PUP é escolhida pelo candidato quando faz sua matrícula no curso.

    O aluno pode realizar sua avaliação presencial no PUP no mesmo dia do encontro presencial ou em outra data, dentro do período apresentado no calendário acadêmico da UP Online, mediante agendamento pelo próprio aluno e de acordo com as ofertas disponibilizadas por cada PUP.

  • Nos cursos à distância da Universidade Positivo, como é contabilizada a frequência às aulas? 

    A presença do aluno no PUP é obrigatória para a realização das atividades e avaliações presenciais, conforme calendário acadêmico. Nas atividades e avaliações virtuais, desenvolvidas no AVA durante a disciplina, a frequência do aluno é registrada através de sua participação nas mesmas. A frequência obrigatória é de no mínimo 75%.

  • O aluno pode acessar o ambiente virtual de aprendizagem (AVA) a qualquer hora? 

    Sim, não se esquecendo de observar o calendário estabelecido para a realização das atividades, provas e avaliações das disciplinas e do curso.

  • O que é professor-tutor on-line? 

    O professor-tutor on-line é o professor que acompanha todo o processo de aprendizagem da turma e de cada aluno, através do AVA da instituição. Na metodologia da Universidade Positivo Online, o professor-tutor on-line faz intervenções de forma proativa, respondendo a dúvidas de conteúdo, provocando discussões, corrigindo atividades e trabalhos e visando sempre à qualidade da aprendizagem.

  • O que é professor-tutor presencial? 

    O professor-tutor presencial é o profissional que atua no PUP, auxiliando os alunos na realização das atividades presenciais agendadas da disciplina. Ele é responsável por promover as atividades presenciais, como debates, jogos de negócios e projetos colaborativos, aplicar as avaliações presenciais e participar da apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso.

  • O que é tutoria? 

    A tutoria é um dos processos de maior importância na educação à distância. Na metodologia da Universidade Positivo Online, a tutoria acontece de forma proativa. Isso significa que o aluno é acompanhado sistematicamente por um professor-tutor que atende a um determinado número de alunos. Dessa forma, o professor-tutor consegue verificar o desenvolvimento do aluno no curso, agindo diretamente na dificuldade de aprendizagem apresentada por ele.

  • O que é livro digital (e-book)?  

    O e-book é um livro digital que recebe tratamento para provocar emoções e sensações de descobertas, possibilitando que o leitor, a partir dos recursos apresentados, possa aprender com maior facilidade. Além de possuir uma adaptação textual, o e-book, devido a seus vários recursos, possibilita uma leitura mais fluída. Os e-books utilizados para os cursos na modalidade à distância pela Universidade Positivo são todos interativos e especialmente produzidos para cada curso.

  • O que é PDF para impressão? 

    Como alguns alunos ainda precisam do material impresso, a Universidade Positivo também prepara um documento do livro digital em forma de texto, em formato para impressão. No formato PDF para impressão, perde-se a riqueza da interatividade dos ícones, porém a qualidade do conteúdo é preservada.

  • O que é projeto colaborativo? 

    Consiste no desenvolvimento de uma atividade on-line e presencial, através das quais os alunos discutem e realizam atividades práticas para solucionar uma questão simulada de determinada área de estudo. O objetivo dessa estratégia educacional consiste em:
    • Registrar;
    • Socializar;
    • Interagir;
    • Construir.
    Os assuntos são selecionados a partir do princípio da prática. O projeto colaborativo serve de subsídio para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso e envolve uma temática interdisciplinar.

  • O que é jogo de negócios? 

    Os jogos de negócios são estratégias de ensino criadas a partir de situações de negócios. Os alunos em grupos predeterminados são expostos a cenários, situações e conflitos e experimentam tomadas de decisões diversas, vivenciando os resultados de suas escolhas – ao explorar as possíveis situações de negócios apresentadas e inferidas no contexto, é preciso arquitetar estratégias para melhor gerir a situação-conflito. Assim como o projeto colaborativo, o jogo de negócios serve de subsídio para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso e envolve temática interdisciplinar.

  • Como é composta a média final do aluno em cada disciplina? 

    A média do aluno em cada disciplina é composta pela somatória das atividades avaliativas (virtuais e presenciais), da prova on-line e da avaliação presencial da disciplina. 
    ** Nos cursos de Graduação, a média do aluno em cada disciplina é composta por: 
    Nota 1 – Exercícios on-line - peso 2,5 
    Nota 2 – Fórum individual on-line – peso 5,0 
    Nota 3 – Quiz on-line – peso 5,0 
    Nota 4 – Exercícios on-line – peso 2,5 
    Nota 5 – Fórum coletivo on-line – peso 5,0 
    Nota 6 – Prova on-line – peso 10,0 
    Nota 7 – Atividade presencial – peso 7,5 
    Nota 8 – Atividade presencial – peso 7,5 
    Nota 9 – Avaliação presencial – peso 55,0 
    Para a aprovação na disciplina, o aluno deve obter média igual ou superior a 70,0. Caso não tenha atingido essa média, mas tenha obtido média igual ou superior a 40,0, o aluno pode fazer o exame final da disciplina – que é realizado presencialmente no PUP – composto por 10 questões objetivas e tem peso 100,0. 
    Após o processo de exame final, para verificar a aprovação na disciplina, calcula-se a média final somando a média da disciplina com a nota do exame final e dividindo o valor obtido por dois. Para a aprovação, o resultado desse cálculo deve ser igual ou superior a 50,0. 
    ** Nos cursos de Pós-Graduação, a média do aluno em cada disciplina é composta por: 
    Nota 1 – Exercícios on-line – peso 2,5 
    Nota 2 – Fórum individual on-line – peso 10,0 
    Nota 3 – Quiz on-line – peso 5,0 
    Nota 4 – Exercícios on-line – peso 2,5 
    Nota 5 – Fórum coletivo on-line – peso 10,0 
    Nota 6 – Prova on-line – peso 10,0 
    Nota 7 – Atividade presencial – peso 15,0 
    Nota 8 – Avaliação presencial – peso 45,0 
    Para a aprovação na disciplina, assim como ocorre para a Graduação, o aluno deve obter média igual ou superior a 70,0. Caso não tenha atingido essa média, mas tenha obtido média igual ou superior a 40,0, o aluno pode fazer o exame final da disciplina – que é realizado presencialmente no PUP – composto por 10 questões objetivas e tem peso 100,0. 
    Após o processo de exame final, para verificar a aprovação na disciplina, calcula-se a média final somando a média da disciplina com a nota do exame final e dividindo o valor obtido por dois. Para a aprovação, o resultado desse cálculo deve ser igual ou superior a 50,0. 
    ** Nos cursos de Extensão, a média do aluno em cada curso é composta por:
    Nota 1 – Exercícios on-line – peso 2,5 
    Nota 2 – Fórum individual on-line – peso 10,0 
    Nota 3 – Quiz on-line – peso 5,0 
    Nota 4 – Exercícios on-line – peso 2,5 
    Nota 5 – Fórum coletivo on-line – peso 10,0 
    Nota 6 – Prova on-line – peso 70,0 
    Para aprovação no curso, o aluno deve obter média igual ou superior a 70,0. Caso não tenha atingido a média necessária para aprovação, pode refazer a prova on-line até 3 (três) vezes, dentro do prazo de 10 (dez) dias, a ser contado a partir da data em que foram divulgadas as médias dos alunos na disciplina.

  • Qual a periodicidade das atividades presenciais nos PUPs? 

    Nos cursos de Graduação são realizados dois encontros presenciais por disciplina, que acontecem aos sábados, aproximadamente a cada 15 dias,  no PUP Ecoville/Curitiba. Além desses dois encontros, de frequência obrigatória, os alunos também terão que ir mensalmente ao PUP para realizar uma avaliação presencial para cada disciplina.
    Esta avaliação deve ser agendada pelo próprio aluno, através do sistema da universidade, e pode ser no mesmo dia do 2º encontro presencial da disciplina, ou em outro dia, de acordo com as ofertas disponibilizadas pelo PUP.

    Para os cursos de Pós-Graduação, existem três encontros presenciais por curso, um a cada três meses, nos quais serão realizadas as atividades em equipes (jogo de negócios ou projeto colaborativo e debates). Estes encontros acontecem no PUP onde o aluno está matriculado. 
    Além desses encontros, os alunos deverão fazer no PUP suas avaliações presenciais por disciplina, conforme calendário do curso e também por agendamento do próprio aluno. 

    Para os cursos de Extensão, não existem encontros presenciais, as atividades são todas realizadas on-line, através do Ambiente Virtual de Aprendizagem da Universidade Positivo. As datas e horários dos encontros presenciais para cada PUP são disponibilizados no Portal do Aluno, dentro dos períodos que constam no calendário acadêmico da Universidade.

  • Qual a periodicidade das avaliações presenciais nos PUPs? 

    Para os cursos de Graduação, existe 1 (uma) avaliação presencial por disciplina e por mês, que deve ser realizada conforme o calendário da disciplina. 
    Para os cursos de Pós-Graduação, existem 3 (três) avaliações presenciais por curso, que devem ser realizadas a cada 3 (três) meses. 
    Para os cursos de Extensão, não existem avaliações presenciais que devam ser realizadas nos PUPs, são todas on-line. 
    As avaliações presenciais devem ser previamente agendadas pelos alunos, por meio do sistema da Universidade, de acordo com o calendário acadêmico e com a disponibilidade ofertada pelo PUP. As avaliações podem ser agendadas pelos alunos para o mesmo dia do encontro presencial da disciplina ou para outro dia.

  • Posso me matricular em qualquer PUP? 

    Sim, no ato da matrícula, desde que o curso seja oferecido no PUP desejado.

  • Depois de matriculado, posso trocar o PUP no qual irei estudar? 

    Sim, desde que o novo PUP escolhido ofereça o curso em que o aluno está matriculado e que haja vaga disponível para o curso no PUP pretendido. Essa transferência pode ser feita pelo aluno através do serviço de Protocolo On-line, no site da Universidade Positivo Online (www.up.com.br/online).

  • É necessário formar turma para iniciar um curso? 

    Sim, um curso só se inicia quando possui um número mínimo de alunos por turma. Se o aluno realizar sua matrícula e a turma não abrir, seu dinheiro será devolvido integralmente ou ele poderá escolher outro curso para o qual será transferido.

  • Onde localizar informações específicas de cada curso? 

    No site da Universidade Positivo Online (www.up.com.br/online).

  • Quais os procedimentos para cursar dois cursos simultaneamente na Universidade Positivo? 

    Não existem restrições para se cursar dois ou mais cursos ao mesmo tempo, desde que o aluno faça as respectivas inscrições/matrículas e processos seletivos (quando houver) de cada um deles, separadamente.

  • O TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) faz parte de todos os cursos à distância de Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização e MBA) da Universidade Positivo? 

    Sim, para concluir o curso o aluno deve ter aprovação em todas as disciplinas e também no TCC.

SOBRE O PROCESSO SELETIVO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO À DISTÂNCIA 

PROCEDIMENTOS ACADÊMICOS 

  • Qual é o período de matrículas para novas turmas dos cursos à distância da Universidade Positivo? 

    Os cursos na modalidade à distância, oferecidos pela Universidade Positivo, possuem periodicidade diferente para cada nível de ensino e respeitam a individualidade de cada PUP para a abertura de turmas.
    Graduação – 4 (quatro) entradas durante o ano.
    Pós-graduação – trimestral – 3 (três) entradas durante o ano.
    Extensão – mensal – 10 (dez) entradas durante o ano.

  • Qual é a duração dos cursos de Graduação? 

    Os cursos de Graduação Tecnológica têm duração de 2 (dois) anos. Os de bacharelado e licenciatura têm duração de 4 (quatro) ou 5 (cinco) anos.

  • Qual a duração dos cursos de Pós-Graduação? 

    Os cursos de Pós-Graduação têm duração de 12 (doze) meses.

  • Qual a duração dos cursos de Extensão? 

    Cada curso de Extensão é composto por 1 (uma) disciplina e tem a duração de 1 (um) mês.

  • Onde e como deve ser feita a matrícula para os cursos à distância da Universidade Positivo? 

    Sempre no site da Universidade Positivo Online (www.up.com.br/online), para os cursos de Graduação, Pós-Graduação e Extensão. No caso de alguma dúvida entre em contato com a nossa central de atendimento pelo número 3004 5400 ou 0800 004 5400 (para cidades que não oferecem o serviço 3004).

  • Todos os cursos são ofertados em todos os PUPs? 

    Não necessariamente. Verifique no site da Universidade Positivo Online (www.up.com.br/online) os cursos oferecidos em cada PUP. Lembrando que cursos de Extensão são realizados 100% on-line; cursos de Pós-Graduação têm 3 (três) encontros presenciais realizados a cada 3 (três) meses; cursos de Graduação, em 2014, têm encontros presenciais quinzenais e são oferecidos somente para realização nos polos credenciados pelo MEC, na cidade de Curitiba.

  • Quais são os pré-requisitos para poder me matricular em um curso de Graduação à distância da UP? 

    O candidato deve ter concluído o Ensino Médio ou equivalente, ter sido aprovado no processo seletivo da instituição ou ter comprovante de realização do ENEM.

  • Quais são os pré-requisitos para poder me candidatar a um curso de Pós-Graduação à distância da UP? 

    O candidato deve ter concluído um curso de Graduação (Bacharelado, Tecnólogo ou Licenciatura) e ter experiência profissional.

  • Quais são os pré-requisitos para poder me candidatar a um curso de Extensão à distância da UP? 

    Nenhum.

  • Quais os documentos necessários para realizar a matrícula nos cursos de Graduação? 

    • Certificado de Conclusão do Ensino Médio. O candidato que tenha concluído curso superior ou técnico equivalente ao Ensino Médio deve entregar duas cópias autenticadas do diploma registrado.
    • Original e cópia do Histórico Escolar do Ensino Médio ou equivalente, devidamente assinado pelo diretor da instituição de ensino.
    • Uma cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento.
    • Cópia do RG.
    • Cópia do CPF. 
    • Cópia do RG do responsável financeiro pelo contrato – somente para matrículas em que o aluno não é o responsável.
    • Cópia do CPF do responsável financeiro pelo contrato – somente para matrículas em que o aluno não é o responsável.
    • Comprovante da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) – somente para candidatos que optaram por substituir a prova do processo seletivo pela nota do ENEM.
    Os documentos para os cursos de Graduação devem ser entregues ou enviados ao PUP no qual o aluno se matriculou, em até 45 dias a partir da data de matrícula do aluno.

  • Quais são os documentos necessários para a matrícula nos cursos de Pós-Graduação? 

    • Cópia autenticada do Diploma de Graduação.
    • Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento.
    • Cópia do RG.
    • Cópia do CPF. 
    • Cópia do RG do responsável financeiro pelo contrato – somente para matrículas em que o aluno não é o responsável.
    • Cópia do CPF do responsável financeiro pelo contrato – somente para matrículas em que o aluno não é o responsável.
    Os documentos para os cursos de Pós-Graduação devem ser entregues ou enviados ao PUP no qual o aluno se matriculou, em até 20 dias a partir da data de matrícula do aluno.

  • Quais são os documentos necessários para a matrícula nos cursos de Extensão? 

    Não é necessária a apresentação de documentos para a realização de cursos na modalidade à distância da Universidade Positivo.

  • Posso fazer transferência de outras instituições para a Universidade Positivo? 

    Sim, desde que haja compatibilidade entre as grades curriculares da outra instituição e as da Universidade Positivo. Para tanto, o aluno deve estar regularmente matriculado na outra instituição, com matrícula ativa ou trancada e deve ir ao PUP da Universidade Positivo onde deseja estudar para fazer seu pedido de transferência – que será analisado para verificação de viabilidade.

  • Posso fazer transferência de um curso para outro? 

    Sim, desde que haja vagas no curso pretendido e que o coordenador do curso – a partir da avaliação da matriz, das ementas dos cursos e de quais disciplinas poderão ser aproveitadas – promova o deferimento. Para tanto, o aluno deve solicitar a transferência de curso via Protocolo On-line, no site da Universidade Positivo Online (www.up.com.br/online), de acordo com os prazos fixados no calendário acadêmico.

  • Transferências de instituição e mudanças de curso são possíveis entre as modalidades presencial e à distância? 

    Sim, um aluno do presencial pode transferir-se para um curso à distância e vice-versa; pode realizar a transferência entre cursos da Universidade Positivo ou transferir-se de outra instituição para a Universidade Positivo. Para que ocorram essas transferências, o aluno deve sempre considerar o que foi observado nos itens acima elencados, além de efetuar os ajustes financeiros necessários.

  • Posso pedir mudança de PUP? 

    Sim, a mudança é possível, desde que o novo PUP escolhido ofereça o curso em que o aluno está matriculado e desde que haja vaga disponível para o curso no PUP pretendido. O aluno deve solicitar a transferência de PUP via Protocolo On-line, no site da Universidade Positivo Online (www.up.com.br/online).

  • Posso solicitar o trancamento da matrícula do curso? 

    O trancamento da matrícula será possível para os cursos de Graduação, para quem já cursou, no mínimo, um semestre letivo. Ele poderá ser solicitado pelo aluno, por meio do nosso serviço de Call Center, pelos telefones 3004-5400 ou 0800 004-5400 (para as cidades não atendidas pelos serviço 3004), de acordo com os prazos fixados no calendário acadêmico. A matrícula do aluno poderá permanecer trancada por 12 (doze) meses, prorrogáveis por mais 3 (três) vezes. O trancamento permite a possibilidade de reabertura da matrícula para que o aluno volte a estudar.

  • Posso solicitar cancelamento de matrícula? 

    Sim, o cancelamento de matrícula será possível mediante solicitação do aluno, por meio do nosso serviço de Call Center, pelos telefones 3004-5400 ou 0800 004-5400 (para as cidades não atendidas pelos serviço 3004). O cancelamento assegura a suspensão da emissão das cobranças futuras relativas ao curso e consiste no desligamento do aluno da instituição. Para reingressar, será necessária a submissão a um novo processo seletivo para os cursos de Graduação ou a realização de nova matrícula para os cursos de Pós-Graduação.

  • Existe a dispensa de disciplinas, caso já tenham sido concluídas em outro curso ou em outra instituição? 

    Sim. Para tanto, o aluno deverá solicitar o pedido de dispensa de disciplina via Protocolo On-line, no site da Universidade Positivo Online (www.up.com.br/online), de acordo com os prazos fixados no calendário acadêmico. A instituição irá analisar as solicitações de aproveitamento de disciplinas já cursadas em outro curso de mesmo nível e irá deferir ou indeferir a solicitação.

SOBRE A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA 

  • O que é a educação à distância? 

    Educação à distância é a modalidade educacional na qual os processos de ensino-aprendizagem ocorrem com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos. Na metodologia da Universidade Positivo Online, as atividades são realizadas por meio da internet e através de encontros presenciais periódicos para cursos de Graduação e Pós-Graduação.

  • A educação à distância é uma realidade apenas no Brasil? 

    A modalidade à distância é um sucesso no mundo todo, muito antes de ser implementada no Brasil. Canadá, Estados Unidos, Inglaterra, Coreia do Sul e Rússia são alguns dos países com milhões de alunos na Educação Superior à distância – Graduação e Pós-Graduação. No Brasil, considerando os cursos superiores, cursos técnicos, cursos livres e cursos ministrados pelas próprias empresas para seus funcionários, já são mais de três milhões de alunos na educação à distância.

  • Quais as vantagens da educação à distância? 

    A facilidade de organização do tempo e do espaço do aluno. No entanto, é preciso lembrar que, para fazer um curso superior à distância, é preciso que o aluno tenha acesso à internet e a um computador que atenda aos requisitos técnicos mínimos solicitados pela instituição (em casa, no escritório ou em outro local disponível). A educação à distância propicia ao aluno: 
    • acesso a cursos que podem não existir em sua cidade; 
    • flexibilidade de horários: o aluno faz seu próprio horário de estudo; 
    • autonomia de trabalho; 
    • economia de tempo e dinheiro: o aluno não precisa frequentar a instituição todos os dias; 
    • mensalidade mais baixa que a presencial; 
    • diploma/certificado com a mesma validade de um curso presencial; 
    • desenvolvimento de organização e métodos de estudo próprios; 
    • possibilidade de fazer um curso superior ou de Especialização para quem trabalha em funções que exigem viagens e deslocamentos constantes.

  • O que devo levar em consideração no momento de escolher a minha instituição de educação à distância? 

    • Estudar em uma instituição de Educação Superior com reputação comprovada na modalidade presencial pela qualidade e idoneidade e reconhecida e valorizada no mercado de trabalho; 
    • Qualidade dos cursos, do Ambiente de Aprendizagem Virtual, dos polos presenciais, dos professores-autores e professores-tutores; 
    • Central de atendimento técnico e administrativo disponível via telefone e e-mail;
    • O material disponível para estudo; 
    • Credenciamento pelo MEC para atuar em EAD; 
    • Seriedade dos processos da instituição (encontros presenciais, avaliações, metodologia); 
    • A possibilidade de se estudar em uma universidade, o que irá valorizar o seu currículo. Ter um diploma da Universidade Positivo faz toda a diferença e irá alavancar sua carreira profissional.

  • Qual a diferença entre as Graduações Tecnológicas (Cursos Superiores de Tecnologia), Bacharelado e Licenciatura? 

    A Graduação Tecnológica forma profissionais (tecnólogos) para atender áreas específicas do mercado de trabalho. Tem formato mais compacto e prático. A duração é menor, geralmente de 2 (dois) a 3 (três) anos, pois o aluno vai cursar apenas as disciplinas que têm relação direta com a formação profissional. Os cursos tecnólogos são bem sucedidos no mundo todo: modernos, rápidos e objetivos. São ideais para quem tem pressa, precisa de uma colocação no mercado de trabalho ou, estando empregado, quer crescer profissionalmente. 
    O Bacharelado é mais abrangente, permite que o aluno tenha uma visão mais generalista da profissão. O número de disciplinas é maior, por isso os cursos têm duração entre 4 (quatro) e 5 (cinco) anos. 
    A Licenciatura permite que o aluno formado possa exercer o magistério em diversos níveis de ensino, conforme a área cursada. A duração dos cursos é de, geralmente, 4 (quatro) anos. 
    Importante: As três formações – Tecnológica, Bacharelado e Licenciatura – asseguram aos alunos formados a possibilidade de continuarem os estudos em todos os níveis da Pós-Graduação: Especialização, Mestrado e Doutorado.

  • Qual das três Graduações (Tecnológicas, Bacharelado e Licenciatura) é a melhor? 

    Todas as três permitem ao aluno desenvolver sua empregabilidade e realizar-se profissionalmente. O importante é que o aluno defina o que deseja, escolha o curso de acordo com a sua vocação e habilidades e, principalmente, estude em uma universidade que seja referência.

  • Por que as Graduações Tecnológicas têm menor duração do que as de Bacharelado e Licenciatura? 

    As Graduações Tecnológicas são focadas nas necessidades do mercado de trabalho e por isso têm matrizes curriculares mais reduzidas e objetivas, resultando em cursos de menor duração. Elas têm respaldo legal e foram criadas a partir da demanda por uma formação mais rápida e aplicada ao mercado. Os cursos tecnólogos foram criados por lei e representam uma resposta, dada pelo Governo, à demanda por uma formação mais rápida e aplicada ao mercado.

  • O aluno formado em curso tecnólogo (Graduação Tecnológica) pode prestar concurso público? 

    Sim, os cursos tecnólogos são cursos de Graduação. Fazem parte do Educação Superior da mesma forma que os cursos de Bacharelado e Licenciatura. Em posse do diploma de tecnólogo, o candidato pode prestar concursos públicos e se candidatar a programas de Pós-Graduação que exijam nível superior. Observação importante: para a realização de qualquer concurso público, o candidato deve sempre observar as exigências específicas de cada um deles em seus respectivos editais. A exigência da diplomação pode referir-se simplesmente a cursos superiores de Graduação, ou pode ser mais específica, restringindo a cursos superiores de Graduação de Bacharelado, Licenciatura ou Tecnólogo.

  • O que é uma Pós-Graduação? 

    É um curso superior para quem já concluiu a Graduação. A Pós-Graduação é dividida em duas formações: Lato Sensu – Especialização e MBA – e Stricto Sensu – Mestrado e Doutorado. Os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu são voltados ao aperfeiçoamento profissional, com uma formação mais abrangente e menor duração. Já os o cursos Stricto Sensu têm duração maior e são voltados para uma formação mais específica, visando à pesquisa, além de desenvolverem habilidades e competências para quem deseja atuar como professor.

  • Qual a diferença entre uma Especialização e um MBA? 

    MBA (Master Business Administration) e Especialização são considerados cursos de Pós-Graduação Lato Sensu. Os cursos de MBA são relacionados aos cursos da área de Gestão, possuem carga horária maior que a exigida pela legislação de Lato Sensu e promovem discussões permeadas por estudo de caso, com a finalidade de resolução de problemas na área de estudo. Os cursos de Especialização estão direcionados para diversas áreas do conhecimento, são elaborados a partir de embasamento teórico e possuem carga horária conforme solicitado pela legislação.

  • Após a conclusão de curso de Pós-Graduação Lato Sensu, qual será a minha titulação? 

    Quem conclui uma Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização ou MBA) recebe um Certificado de Pós-Graduado na área do curso. O certificado menciona a área do conhecimento, histórico escolar (com a relação de disciplinas e professores), carga horária e título da Monografia e/ou Trabalho de Conclusão de Curso. O certificado é registrado na Universidade Positivo.

  • Quem pode fazer um curso superior à distância? 

    Os critérios para aceite de um aluno em um curso superior à distância são os mesmos de um curso superior presencial. Para fazer Graduação, basta ter concluído o Ensino Médio. Para fazer Pós-Graduação, basta ter concluído a Graduação, desde que esses cursos estejam devidamente comprovados.

  • O aluno que estiver no último período da Graduação pode iniciar uma Pós-Graduação à distância? 

    Não, tanto para o ensino presencial como à distância é obrigatória a conclusão da Graduação para que o aluno possa iniciar a Pós-Graduação.

  • Quem é formado em Licenciatura Curta está habilitado para iniciar uma Pós-Graduação à distância? 

    Sim, independentemente da duração da Graduação, desde que o curso seja reconhecido pelo MEC.

  • Há diferenças entre os diplomas/certificados de cursos presenciais e à distância? 

    Não, os diplomas/certificados de cursos da modalidade à distância têm a mesma validade do que os dos cursos na modalidade presencial, em todo o território nacional. Os alunos formados pela Universidade Positivo, nos cursos da modalidade à distância, receberão os mesmos diplomas/certificados oferecidos pela instituição para os cursos presenciais. Nos diplomas/certificados a presencialidade nos cursos não é citada; não é feita qualquer menção à modalidade (presencial ou à distância) que o aluno cursou.

  • O diploma/certificado de curso à distância é válido para concursos públicos? 

    Sim, é aceito e válido da mesma forma que o diploma/certificado de um curso presencial. Conforme consta no item acima, nos diplomas/certificados não há diferenciação sobre a modalidade; o diploma/certificado não diz se o curso foi feito presencialmente ou à distância. Nos termos do art. 5º, do Decreto n° 5.622, de 2005: “Os diplomas e certificados de cursos e programas à distância, expedidos por instituições credenciadas e registrados na forma da lei, terão validade nacional”. Sendo assim, deverão ser aceitos em processos públicos de seleção e provimento de cargos (fonte:portal.mec.gov.br).

  • Um curso à distância é mais difícil ou mais fácil que um presencial? 

    Não há diferença para quem está interessando em estudar e aprender. Os cursos à distância, assim como os presenciais, têm tarefas para serem realizadas em casa, leituras, pesquisas, provas e avaliações que exigem dedicação e tempo. Por ser à distância, o aluno tem mais flexibilidade, pode estudar em qualquer lugar e horário, mas, ao mesmo tempo, deve ter disciplina para se organizar e seguir o planejamento de estudo.

MERCADO DE TRABALHO 

  • Na hora de contratar funcionários, como as empresas avaliam a educação à distância? 

    O mercado valoriza o conhecimento, as habilidades, as referências e o currículo de quem está se candidatando a uma vaga de trabalho, independente do profissional ter se formado em um curso presencial ou à distância. A educação à distância é uma realidade também dentro das médias e grandes empresas, pois muitos treinamentos são realizados através dessa modalidade – empresas com escritórios ou fábricas em vários locais fazem uso da educação à distância em seus treinamentos internos. As empresas sabem que quem estuda à distância tem características importantes, como autonomia, planejamento, disciplina, iniciativa, organização e determinação.

  • O mercado empregador valoriza quem se formou em uma instituição que é referência? 

    Sim, e muito. As empresas estão atentas às instituições que são referência, por isso é importante, independente do curso ser presencial ou à distância, estudar, aprender e se formar em uma grande universidade, como a Universidade Positivo.

  • Há diferença salarial entre quem se formou no presencial ou à distância? 

    Não há diferença. O que importa é onde o profissional estudou e o que aprendeu enquanto estava estudando. O que vale é o conhecimento, as habilidades, as experiências vividas e o currículo, de preferência com uma formação superior em uma instituição de referência, como a Universidade Positivo.